Introdução
Eu
tinha conhecido há muito tempo que a Sega Master System
(SMS) jogos podem ser jogados em um console Sega Megadrive / Genesis
(SMD), utilizando um simples adaptador 50 e 64 pinos, e pensei algumas
vezes sobre como fazer um. Então,
quando me disseram que meus
SNES
para SMD adaptador
controlador não funciona quando um jogo SMS estava sendo
tocada, era tudo que eu precisava como uma desculpa para projetar e
construir um SMS para o adaptador de SMD. Especificações:
- Suporta 50 cartuchos de SMS pino (ou seja, não-japoneses SMS)
- Testado com Genesis / Megadrive modelos 1 e (sistemas norte-americanos e japoneses) 2
- Testado em um sistema Hyperkin Retron5.
- Não é compatível com sistemas de Gênesis 3.
Uso
Na maioria das vezes, a
instalação do adaptador (na
direcção correcta), a
inserção do cartucho e a
aplicação de energia é tudo o que
é necessário. Mas pode haver alguns
problemas, dependendo do jogo: 1) problemas
Controlador Alguns
jogos não funcionará corretamente usando
controladores Megadrive. Uma
solução é dominar controladores do
sistema em vez disso, ou para construir
um adaptador especial . 2) Start-up
problemas Quando
um jogo de SMS é executado em um console Mega Drive,
não há bios para executar antes do jogo. A CPU executa o direito
jogo desde o início. Isto pode ser um problema
para os jogos que se baseiam na intialization normalmente realizada
pelo BIOS, em particular, que cria o ponteiro de pilha. (Eu aprendi sobre isso
graças à referência
# 5 ) Uma
solução rápida para isso é
primeiro jogo SMS de execução que não
tem esse problema, desligue o aparelho, insira o jogo não
iniciar e reaplicar energia. Agora o jogo deve
começar. Isso porque, mesmo
após o ciclo de energia, o ponteiro da pilha bits do
registro paraíso não desapareceu ainda e ainda
estão no último valor utilizado! Fev 2015: As
manipulações acima pode ser evitado
através da adição de uma pilha circuito
de inicialização
!
Aqui estão os jogos testados:
Aqui estão os jogos testados:
Titre | controlador de Megadrive (1) | Ponteiro de pilha (2) |
---|---|---|
Alex Kidd in Miracle World | Está bem | Está bem |
Aztec Aventura | Está bem | não configuração |
Estrela da fantasia | Está bem | Está bem |
Kenseiden | Está bem | Está bem |
Lord of The Sword | Está bem | Está bem |
R-Type | Está bem | não configuração |
Shinobi | Está bem | não configuração |
Jogos mundiais | Está bem | Está bem |
Esquemático
Aqui
está o esquema. Eu
tirei-o utilizando as duas fontes seguintes, que concordaram com a
fiação:
- Uma tabela de fiação postou nos fóruns smspower.org (ver referência 1 )
- Um diagrama de fiação, completa embora um pouco difícil de seguir ... ( Referência 5 )
PCB
Eu projetei e tinha uma
PCB construída especificamente para este projeto. Baseando meu adaptador em
um cartucho de SMD religado teria tomado muito tempo. Eu mantive altura do baixo
PCB como eu não deseja ter o cartucho SMS pendurado
demasiado elevado quando utilizar o adaptador. Eu pedi as PCBs de um
fabricante profissional, mas aqui estão os gerbers no caso
de você se sentir paciente o suficiente para
fabricá-los você mesmo. gerbers_sms2smd_v1.zip Aqui estão as
imagens dos PCBs que recebi.
Correção controlador
Existem alguns jogos que
não funcionam corretamente com o Genesis / Megadrive
controladores. Uma
solução é a
utilização de controladores de SMS, mas
é também possível construir esta placa
compatibilidade. A ideia é a de
manter o sinal de selecção do lado do controlador
de alta através de um resistor (100kΩ).
Eu pessoalmente não possui quaisquer jogos onde este adaptador é necessário, então eu não ter construído um. Mas ishiyakazuo que sugeriu esta solução, diz ele funciona muito bem. Há uma lista de jogos que necessitam essa correção no fórum db-eletrônicos: http://db-electronics.freeforums.net/thread/12/genesis-controller-compatibility a partir de 2014 -10-31, os jogos conhecidos para exigir controladores de SMS ou a correção aqui apresentados foram:
Eu pessoalmente não possui quaisquer jogos onde este adaptador é necessário, então eu não ter construído um. Mas ishiyakazuo que sugeriu esta solução, diz ele funciona muito bem. Há uma lista de jogos que necessitam essa correção no fórum db-eletrônicos: http://db-electronics.freeforums.net/thread/12/genesis-controller-compatibility a partir de 2014 -10-31, os jogos conhecidos para exigir controladores de SMS ou a correção aqui apresentados foram:
- Alien Syndrome
- Raid Bomber
- grande Volleyball
- A vingança de Montezuma
- Xangai
- Onde no mundo está Carmen Sandiego?
- Wonder Boy in Monster Land
Referências
# | Ligação | Descrição / Comentários |
---|---|---|
1 | http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=6875 | SMS à tabela de fiação adaptador de SMD. |
2 | http://nfggames.com/forum2/index.php?topic=3991.0 | Fotos
dos internos de um adaptador comercial non-Sega chamado "Datel Pro mega Master". Que nome! |
3 | http://www.hardwarebook.info/Mega_Drive_Cartridge | pinagem cartucho de SMD. |
4 | http://www.smspower.org/maxim/Documents/Pinouts | Fotos
e pinagem para um cartucho de SMS. Esta
foi de grande utilidade para o duplo controlo que não cometeu nenhum erro com a orientação do conector. Há também informações sobre o conector utilizado em sistemas japoneses, que deve ser útil se eu fizer uma versão em japonês deste adaptador. |
5 | http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=14084 | Uma
discussão muito interessante que começa com informações técnicas sobre o chip personalizado Sega utiliza em seu próprio adaptador (Parece que este chip inicializa a pilha, necessária para alguns jogos). Mais adiante na discussão, há um esquema (sega2sms.png) um pouco difícil de seguir, ma s útil, e combinando a tabela de fiação acima em referência 1 |
0 Comentario "SMS ao adaptador de cartucho Megadrive / Genesis"
Postar um comentário