Eu comprei uma consola de jogos gênese com alguns jogos.
Eu cansei de
jogar Sonic e MicroMachines então eu decidi construir
um cartucho
reprogramável. Muitas coisas podem ser feitas com um
tal cartucho:
- Desenvolvimento: Você pode desenvolver seus próprios
aplicativos ou
jogos e julgá-los em hardware real em vez de usar um
emulador. Se você
gostaria de entrar no desenvolvimento gênese,
acho que a
documentação técnica gênese disponível em Sofar é um bom ponto de
partida.- Música: Você pode ouvir música gênese (.gym) em uma gênese
real. Há uma rom chamado GYM Jogador de Flavio que precisa ter um
arquivo .GYM anexado a ele. Uma vez carregado, o rom reproduz o
arquivo ginásio. Aqui está: de Flavio GYM Jogador V1.0 (PD) .zip Você
pode baixar .gym música de arquivo de música gênese da Sofar. -
Usando demos e roms de domínio público: Demos são geralmente
animações e . apresentações com efeitos especiais e música feitas por
uma pessoa ou um grupo de pessoas para demonstrar suas habilidades
Existem algumas demos génese disponíveis nestas páginas:
http://www.gameasylum.com/demoscene.html
http: // www. zophar.net/roms/genesis.html E eu sediar alguns arquivos aqui:
Tela Colorida Bar do Flavio (PD) .zip DMA Teste de Flavio (PD) .zip
de Flavio GYM Jogador V1.0 (PD) .zip Efeitos Raster Teste de Flavio ( PD) .zip -
Usando roms jogo comercial: Sim, é possível fazer download de jogos reais roms
e usá-los com este cartucho. Infelizmente, é ilegal. Algumas pessoas dizem que se você
apagar a rom dentro de 24 horas, é legal para usá-los.(Eu não sei se é verdade, eu não sou um
advogado). Uma vez que muitos desses jogos não são mais vendidos e têm sido
'abandonado' pela empresa proprietária dos direitos autorais,
eles podem ser considerados como abandonware
Eu cansei de
jogar Sonic e MicroMachines então eu decidi construir
um cartucho
reprogramável. Muitas coisas podem ser feitas com um
tal cartucho:
- Desenvolvimento: Você pode desenvolver seus próprios
aplicativos ou
jogos e julgá-los em hardware real em vez de usar um
emulador. Se você
gostaria de entrar no desenvolvimento gênese,
acho que a
documentação técnica gênese disponível em Sofar é um bom ponto de
partida.- Música: Você pode ouvir música gênese (.gym) em uma gênese
real. Há uma rom chamado GYM Jogador de Flavio que precisa ter um
arquivo .GYM anexado a ele. Uma vez carregado, o rom reproduz o
arquivo ginásio. Aqui está: de Flavio GYM Jogador V1.0 (PD) .zip Você
pode baixar .gym música de arquivo de música gênese da Sofar. -
Usando demos e roms de domínio público: Demos são geralmente
animações e . apresentações com efeitos especiais e música feitas por
uma pessoa ou um grupo de pessoas para demonstrar suas habilidades
Existem algumas demos génese disponíveis nestas páginas:
http://www.gameasylum.com/demoscene.html
http: // www. zophar.net/roms/genesis.html E eu sediar alguns arquivos aqui:
Tela Colorida Bar do Flavio (PD) .zip DMA Teste de Flavio (PD) .zip
de Flavio GYM Jogador V1.0 (PD) .zip Efeitos Raster Teste de Flavio ( PD) .zip -
Usando roms jogo comercial: Sim, é possível fazer download de jogos reais roms
e usá-los com este cartucho. Infelizmente, é ilegal. Algumas pessoas dizem que se você
apagar a rom dentro de 24 horas, é legal para usá-los.(Eu não sei se é verdade, eu não sou um
advogado). Uma vez que muitos desses jogos não são mais vendidos e têm sido
'abandonado' pela empresa proprietária dos direitos autorais,
eles podem ser considerados como abandonware
AS FOTOS
Aqui estão algumas fotos da primeira versão que suporta jogos até 512K usando 2 chips de
memória flashAT49F002 256K: Aqui estão algumas fotos da segunda versão, que suporta jogos
até 1024K (1Meg) usando 2 chips de memória flash AT49F040 512K. Esta nova versão também
pode segurar 2 jogos de 512K cada. Cada vez botão de reset do console é pressionado,
o jogo atual é alterado. Um jumper seleciona entre o modo 1x1024K e 2x512K.
memória flashAT49F002 256K: Aqui estão algumas fotos da segunda versão, que suporta jogos
até 1024K (1Meg) usando 2 chips de memória flash AT49F040 512K. Esta nova versão também
pode segurar 2 jogos de 512K cada. Cada vez botão de reset do console é pressionado,
o jogo atual é alterado. Um jumper seleciona entre o modo 1x1024K e 2x512K.
ESQUEMÁTICO
Aqui está a segunda versão esquemática. Eu usei dois chips de memória flash
AT49F040 512K. O cartucho pode conter um jogo de 1024K (1Meg) ou 2 512K jogos.
Quando 512K jogos são utilizados, podemos alternar entre elas pressionando o botão de reset na
gênese: Aqui está uma versão pdf:
genesis_8mbit_cart.pdf Eu usei 2 chips de memória flash porque o barramento de dados
Genesis é de 16 bits de largura. Um chip é para os bits 0 a 7 eo outro é para bits 8 a 15.
A primeira versão que usou AT49F002 chips de memória flash não têm o 74LS90
para alternar entre os bancos. O sinal A18 simplesmente não estava ligado desde os chips de
memória flash abordando paradas em A17. AT49F002 256K de flash datasheet: doc1017.pdf
AT49F040 512K de flash Folha de Dados: doc0998.pdf
Peças sugestão (digikey.com): capacitores .1uf: BC1148CT-ND 470uF
capacitor: P5141-ND 74HCT90:?(estoque não) AT49F040:? (não ações) 0 ohm resistores:
Use fios resistor 10k: 10.0KXBK-ND DIP socket 32 pinos: 3M5470-NDJumpers: S1212E-13-ND
(tem 13 pinos, cortá-la em pedaços)
AT49F040 512K. O cartucho pode conter um jogo de 1024K (1Meg) ou 2 512K jogos.
Quando 512K jogos são utilizados, podemos alternar entre elas pressionando o botão de reset na
gênese: Aqui está uma versão pdf:
genesis_8mbit_cart.pdf Eu usei 2 chips de memória flash porque o barramento de dados
Genesis é de 16 bits de largura. Um chip é para os bits 0 a 7 eo outro é para bits 8 a 15.
A primeira versão que usou AT49F002 chips de memória flash não têm o 74LS90
para alternar entre os bancos. O sinal A18 simplesmente não estava ligado desde os chips de
memória flash abordando paradas em A17. AT49F002 256K de flash datasheet: doc1017.pdf
AT49F040 512K de flash Folha de Dados: doc0998.pdf
Peças sugestão (digikey.com): capacitores .1uf: BC1148CT-ND 470uF
capacitor: P5141-ND 74HCT90:?(estoque não) AT49F040:? (não ações) 0 ohm resistores:
Use fios resistor 10k: 10.0KXBK-ND DIP socket 32 pinos: 3M5470-NDJumpers: S1212E-13-ND
(tem 13 pinos, cortá-la em pedaços)
PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO
Eu usei uma PCB software chamado para criar o layout. PCB está disponível em
pcb.sourceforge.net e funciona em Unix como sistemas.
Se você não está no unix, basta usar os arquivos Gerber
Aqui estão os arquivos de origem:
Segunda versão (1024K): cart_8mbit.pcb
Primeira versão (512K): cart_512k.pcb
Aqui estão os arquivos Gerber: cart_8mbit_gerbers.zip Aviso: Não alguns pequenos erros na
versão 512K.
Tome nota dos fios no quadro. A versão 1024K nas fotos tinham erros também, mas eu ter
corrigido-los no arquivo de origem.
pcb.sourceforge.net e funciona em Unix como sistemas.
Se você não está no unix, basta usar os arquivos Gerber
Aqui estão os arquivos de origem:
Segunda versão (1024K): cart_8mbit.pcb
Primeira versão (512K): cart_512k.pcb
Aqui estão os arquivos Gerber: cart_8mbit_gerbers.zip Aviso: Não alguns pequenos erros na
versão 512K.
Tome nota dos fios no quadro. A versão 1024K nas fotos tinham erros também, mas eu ter
corrigido-los no arquivo de origem.
PROGRAMAÇÃO
Para programar os flashs, eu uso um programador universal de idade de Xeltek. Você pode
comprar um programador universal de ebay por aproximadamente 50 $ US. Você também pode
construir o seu próprio programador desde a folha de dados flash de explicar como programá-los.
Meu programador universal só aceita pacotes de chip dip.Pode programar outros tipos de pacote
com um adaptador. Eu não era capaz de encontrar chips de memória flash maior
que 512K com um pacote de mergulho. Eu poderia ter soldado flashes maiores na minha PCB
mas eu teria queconstruir um adaptador para programar o carrinho.
comprar um programador universal de ebay por aproximadamente 50 $ US. Você também pode
construir o seu próprio programador desde a folha de dados flash de explicar como programá-los.
Meu programador universal só aceita pacotes de chip dip.Pode programar outros tipos de pacote
com um adaptador. Eu não era capaz de encontrar chips de memória flash maior
que 512K com um pacote de mergulho. Eu poderia ter soldado flashes maiores na minha PCB
mas eu teria queconstruir um adaptador para programar o carrinho.
FERRAMENTAS
smd2bin
Roms Genesis vem ususally em .SMD formato (Super Magia Drive). Você não pode simplesmenteprogramar-los noschips de memória flash, eles devem ser convertidos para binário simples em
primeiro lugar. Eu codificada uma ferramenta de linha de comando simples para converter arquivos
para .SMD .bin que funciona sob Linux. (É normal C, deve compilar bem no Windows):
smd2bin.tar.gz código fonte e fazer arquivo. Smd2bin.c O código-fonte. Smd2bin.exe
32 bits do Windows executável. O uso é simples. Para converter mmachine.smd para mmachine.bin:
$ ./smd2bin Mmachine.smd mmachine.bin Arquivo tem 32 blocos 16K Escreveu 524288 Bytes (512 Kb)Eu usei a informação de smdform.txt para codificar esta ferramenta.
bin2hilo
O barramento de dados gênese é de 16 bits de largura. . Eu uso dois chips de memória flash de 8 bits por isso temos dedividir o de 16 bits palavras contidas no bin em bytes altos e baixos eu codificado uma simples ferramenta de linha de
comando para fazer isso (É C normal, ele deve compilar bem no Windows): bin2hilo.tar.gz código e fazer arquivo.
Fonte bin2hilo.c Fonte código. bin2hilo.exe 32 bits do Windows executável.
$ ./bin2hilo Movie_trailer_demo.bin movie_trailer_demo_h.bin movie_trailer_demo_l.bin escreveu 2 245.760 Bytes (240 Kb) arquivosAgora você pode programar o seu Flash ou EEPROM chips com esses dois novos arquivos. O software usado para
programar o seu Flash e EEPROM chips podem ter uma opção para carregar bytes pares e ímpares separadamente.
Se ele tem, você não precisa bin2hilo.
REFERÊNCIAS
AT49F002 256K de flash datasheet: doc1017.pdf
AT49F040 512K de flash datasheet: doc0998.pdf
Informações sobre os cartuchos de genesis (sinais e Explainations): genhw.txt Informações sobre
o formato de arquivo .SMD: smdform.txt Para o desenvolvimento gênese, não há
informações sobre os locais:
http://cgfm2.emuviews.com/gen.php http://www.zophar.net/tech/genesis.html
AT49F040 512K de flash datasheet: doc0998.pdf
Informações sobre os cartuchos de genesis (sinais e Explainations): genhw.txt Informações sobre
o formato de arquivo .SMD: smdform.txt Para o desenvolvimento gênese, não há
informações sobre os locais:
http://cgfm2.emuviews.com/gen.php http://www.zophar.net/tech/genesis.html
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