Reprogramável cartucho GENISIS





Eu comprei uma consola de jogos gênese com alguns jogos. 
Eu cansei de
 jogar Sonic e MicroMachines então eu decidi construir
 um cartucho 
reprogramável. Muitas coisas podem ser feitas com um
 tal cartucho:
 - Desenvolvimento: Você pode desenvolver seus próprios 
aplicativos ou
 jogos e julgá-los em hardware real em vez de usar um
 emulador. Se você
 gostaria de entrar no desenvolvimento gênese, 
acho que a
 documentação técnica gênese disponível em Sofar é um bom ponto de
 partida.- Música: Você pode ouvir música gênese (.gym) em uma gênese
 real. Há uma rom chamado GYM Jogador de Flavio que precisa ter um
 arquivo .GYM anexado a ele. Uma vez carregado, o rom reproduz o
 arquivo ginásio. Aqui está: de Flavio GYM Jogador V1.0 (PD) .zip Você 
pode baixar .gym música de arquivo de música gênese da Sofar. 
Usando demos e roms de domínio público: Demos são geralmente 
animações e . apresentações com efeitos especiais e música feitas por 
uma pessoa ou um grupo de pessoas para demonstrar suas habilidades 
Existem algumas demos génese disponíveis nestas páginas:
http://www.gameasylum.com/demoscene.html 
http: // www. zophar.net/roms/genesis.html E eu sediar alguns arquivos aqui:
Tela Colorida Bar do Flavio (PD) .zip DMA Teste de Flavio (PD) .zip
 de Flavio GYM Jogador V1.0 (PD) .zip Efeitos Raster Teste de Flavio ( PD) .zip -
 Usando roms jogo comercial: Sim, é possível fazer download de jogos reais roms 
e usá-los com este cartucho. Infelizmente, é ilegal. Algumas pessoas dizem que se você 
apagar a rom dentro de 24 horas, é legal para usá-los.(Eu não sei se é verdade, eu não sou um 
advogado). Uma vez que muitos desses jogos não são mais vendidos e têm sido
 'abandonado' pela empresa proprietária dos direitos autorais, 
eles podem ser considerados como abandonware


AS FOTOS

Aqui estão algumas fotos da primeira versão que suporta jogos até 512K usando 2 chips de
memória flashAT49F002 256K: Aqui estão algumas fotos da segunda versão, que suporta jogos
até 1024K (1Meg)
 usando 2 chips de memória flash AT49F040 512K.  Esta nova versão também
 pode segurar 2 jogos de 512K cada. Cada vez botão de reset do console é pressionado,
o jogo atual é alterado. Um jumper seleciona entre o modo 1x1024K e 2x512K.
    


   


ESQUEMÁTICO

Aqui está a segunda versão esquemática. Eu usei dois chips de memória flash
AT49F040 512K. O cartucho pode conter  um jogo de 1024K (1Meg) ou 2 512K jogos.
 Quando 512K jogos
 são utilizados, podemos alternar entre elas pressionando o botão de reset na
gênese: Aqui está uma versão pdf: 

genesis_8mbit_cart.pdf Eu usei 2 chips de memória flash porque o barramento de dados
Genesis é de 16 bits 
de largura. Um chip é para os bits 0 a 7 eo outro é para bits 8 a 15.
A primeira versão que usou AT49F002
chips de memória flash não têm o 74LS90
para alternar entre os bancos. O sinal A18 simplesmente não estava ligado desde os chips de
memória flash abordando paradas em A17. AT49F002 256K de flash datasheet: doc1017.pdf
AT49F040 512K de flash Folha de Dados: doc0998.pdf
Peças sugestão (digikey.com): capacitores .1uf: BC1148CT-ND 470uF
 capacitor: P5141-ND 74HCT90:?(estoque não) AT49F040:? (não ações) 0 ohm resistores:
Use fios resistor 10k: 10.0KXBK-ND DIP socket 32 pinos: 3M5470-NDJumpers: S1212E-13-ND
 (tem 13 pinos, cortá-la em pedaços)
thumnail esquemática


PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO

Eu usei uma PCB software chamado para criar o layout. PCB está disponível em
 pcb.sourceforge.net e funciona em Unix como sistemas.
 Se você não está no unix, basta usar os arquivos Gerber
Aqui estão os arquivos de origem:
Segunda versão (1024K): cart_8mbit.pcb
Primeira versão (512K): cart_512k.pcb

Aqui estão os arquivos Gerber: cart_8mbit_gerbers.zip Aviso: Não alguns pequenos erros na
 versão 512K. 

Tome nota dos fios no quadro. A versão 1024K nas fotos tinham erros também, mas eu ter
 corrigido-los no arquivo de origem.


PROGRAMAÇÃO

Para programar os flashs, eu uso um programador universal de idade de Xeltek. Você pode
comprar um programador universal de ebay por aproximadamente 50 $ US. Você também pode
construir o  seu próprio programador desde a folha de dados flash de explicar como programá-los.
Meu programador universal só aceita pacotes de chip dip.Pode programar outros tipos de pacote
 com um adaptador. Eu não era capaz de encontrar chips de memória flash maior
 que 512K com um pacote de mergulho. Eu poderia ter soldado flashes maiores na minha PCB
mas eu teria queconstruir um adaptador para programar o carrinho.


FERRAMENTAS


smd2bin

Roms Genesis vem ususally em .SMD formato (Super Magia Drive). Você não pode simplesmente
 programar-los noschips de memória flash, eles devem ser convertidos para binário simples em
primeiro lugar. Eu codificada uma ferramenta de linha de comando simples para converter arquivos
 para .SMD .bin que funciona sob Linux. (É normal C, deve compilar bem no Windows):
 smd2bin.tar.gz código fonte e fazer arquivo. Smd2bin.c O código-fonte. Smd2bin.exe
32 bits do Windows executável. O uso é simples. Para converter mmachine.smd para mmachine.bin:

$ ./smd2bin Mmachine.smd mmachine.bin
Arquivo tem 32 blocos 16K
Escreveu 524288 Bytes (512 Kb)
  
Eu usei a informação de smdform.txt para codificar esta ferramenta.

bin2hilo

O barramento de dados gênese é de 16 bits de largura. . Eu uso dois chips de memória flash de 8 bits por isso temos de
 dividir o de 16 bits palavras contidas no bin em bytes altos e baixos eu codificado uma simples ferramenta de linha de
 comando para fazer isso (É C normal, ele deve compilar bem no Windows): bin2hilo.tar.gz código e fazer arquivo.
 Fonte bin2hilo.c Fonte código. bin2hilo.exe 32 bits do Windows executável.


$ ./bin2hilo Movie_trailer_demo.bin movie_trailer_demo_h.bin movie_trailer_demo_l.bin
escreveu 2 245.760 Bytes (240 Kb) arquivos
  
Agora você pode programar o seu Flash ou EEPROM chips com esses dois novos arquivos. O software usado para
programar o seu Flash e EEPROM chips podem ter uma opção para carregar bytes pares e ímpares separadamente.
Se ele tem, você não precisa bin2hilo. 


REFERÊNCIAS

AT49F002 256K de flash datasheet: doc1017.pdf
AT49F040 512K de flash datasheet: doc0998.pdf

Informações sobre os cartuchos de genesis (sinais e Explainations): genhw.txt Informações sobre
 o formato de arquivo .SMD: smdform.txt Para o desenvolvimento gênese, não há
 informações sobre os locais:
http://cgfm2.emuviews.com/gen.php http://www.zophar.net/tech/genesis.html

0 Comentario "Reprogramável cartucho GENISIS"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial