Fazendo gambiarra artifícios técnicos



The super RJ45-Control
The super RJ45-Control
Quem nunca fez uns aparatos tecnológicos usando coisas usadas? Pois é, isso pode acontecer por curiosidade, diversão, necessidade... e no meu caso foi de raiva.
O meu controle de videogame sempre dava problemas com o rompimento do fio, em especial na parte próxima ao controle. Para arrumar, eu tinha que cortar o fio, abrir o controle e soldar as pontas na placa eletrônica. Isso me dava muito trabalho e muita raiva quando o controle começava a falhar no meio do jogo. Foi ai que pensei: Será que não existe um fio mais resistente que possa substituir o original e que, caso necessário seja mais fácil trocar?
Conectores
Conectores
Foi ai que lembrei que tinha um cabo par-trançado jogado no meio das minhas muambas. Tratei logo de adaptar os conectores fêmeas, um na extremidade do controle e outro no plug que vai no videogame. Isso deu bastante trabalho pois as cores do cabo não batiam com as do controle/plug. Para piorar, o meu cabo era crossover, ou seja, a posição do fio de uma determinada cor não era a mesma posição no outro conector.
Eu tive até que criar uma pequena documentação para futuras manutenções. Coloquei em pedaço de papel explicando como montar as combinações de cores e posições, dobrei e coloquei dentro do controle. Colei os conectores com cola epóxi e deu tudo certo. Já tem uns três anos que o controle não deu mais problema, a solução provisória virou permanente.


0 Comentario "Fazendo gambiarra artifícios técnicos"

Postar um comentário