MANUTENÇÃO DA FONTE LÓGICA TAITO



ATENÇÃO: Não me responsabilizo por qualquer dano causado a sua máquina ou a você por tentar este. Faça a manutenção por sua conta e risco.

A fonte lógica das máquinas Taito é responsável por regular e estabilizar as voltagens que alimentarão as placas do rack. Além disso ela possuiu um circuito protetor de subtensão que "travará" a CPU para não danificar seus componentes se a rede elétrica cair abaixo de um determinada voltagem.
A placa da fonte logica e o esquema podem ser visto nas fotos abaixo. O esquema está bem ruim e existem uma ou outra diferença em relação à placa, mas infelizmente é o único que tenho. Se alguem possuir um esquema em melhor estado, por favor me envie. ;)


Minha Speed Test ainda está em fase de montagem, então num fim de semana desses resolvi testar as placas. A fonte lógica estava com todos os defeitos possíveis, então resolvi transformar o seu conserto em um pequeno tutorial para ajudar os amigos que estão com suas máquinas paradas. O circuito da fonte é bastante simples e muito fácil de ser consertado. É claro que um conhecimento mínimo de eletrônica é necessário e estou assumindo que você saiba usar um multimetro e possui as ferramentas e habilidade para usá-las.
PRIMEIRO TESTE
Comece retirando a fonte lógica do backbox. Veja que existem dos conjuntos de conectores. No conector de baixo, você tem as tensões que vem da Fonte Box (aquela grande, com transformadores embaixo do playfield). Com o multimetro, nas escala de Voltagem, coloque a ponteira preta no Terra (são os primeiros e ultimos "furos" do conector) e verifique se tem as voltagens indicadas. Não tem escrito na sua máquina? Não tem problema... Na ordem as voltagens são: Terra, 16V, -5V, 6V, 11V, AC, Terra . Não tem uma dessas voltagens? Então seu problema é na Fonte Box. Talvez um dia eu faça um tutorial, mas no momento não falarei sobre ela. ;)
VERIFICANDO AS VOLTAGENS DE SAÍDA
Se sua fonte passou no teste acima, é hora de voltar com a fonte lógica pra o lugar. No momento, ligaremos apenas o conector de baixo, deixando o de cima desligado. Este procedimento é necessário porque se uma das voltagens estiver alterada, poderá danificar outros componentes do rack. Observe a foto abaixo de como a ligação deve ser feita.


Novavente com o Multimetro na escala de voltagem, você deverá encontrar Terra, Terra, 12V, -5V, 5, RST(5V), /RST(5V), Terra, Terra . Essas voltagens estão presentas na sua fonte? Parabéns, você não tem nenhum problema. :)
No meu caso o 12V estava 11V, o -5 e o +5 marcando 0v. Então, vamos por partes:
LINHA 12V
Como dito acima, o meu 12V estava baixo. Esse defeito eu apanhei um bocado na fonte da Baywatch (não é Taito e tem uma fonte muito mais complicada), mas aqui eu fui direto! Retirei o capacitor de 100uF da linha de 12V e testei no capacímetro. Estava medindo apenas 5uF. Observe a foto abaixo para referência: 

Recorri então à minha "sucata" para conseguir um outro capacitor que estivesse em condições. Eu sei que custa só umas moedas, mas eu não moro do lado da loja de eletrônica. ;)
Capacitor trocado, recoloquei a placa no lugar, lembrando de prender somente no conector de baixo, deixando o de cima solto, como falado lá em cima. Depois de um novo teste, o 12V apareceu bonito.
Se o seu 12V está medindo como 0V, teste o diodo zener de 13V desta linha. Se estiver ok, troque o regulador 7812.

LINHA -5V
 -5V medindo 0V. Comecei testando o zener de 5.6V e estava em curto. Fiz a substituição e testei de novo, mas continuava medindo 0V. O Capacitor estava ok, medindo um pouco mais que 100uF. Então, como não restava outra coisa, troquei o 7805, novamente recorrendo a minha "sucata". ;)
Com um novo teste, o -5V estava lá.
LINHA 5V
Essa foi chata... O zener estava em curto, o que fazia com que esse linha ficasse em 0V. Feita a substituição, com um novo teste, verifiquei que a linha de 5V estava dando 13V! O capacitor de 100uF estava ok e no desespero eu resolvi trocar o LM323K, mas mesmo assim não resolveu o problema. Sem ter mais o que fazer, resolvi testar os resistores desta linha. O Terra do LM323K é ligado entre dois resistores em série. Um destes resistores, o de 12 Ohms estava medindo uns 800 Ohms (sabe-se lá por que). Observe o resistor na foto abaixo:



Recorrendo novamente à "sucatinha" achei um resistor de 10 Ohms, o valor mais próximo que encontrei.
Depois do teste, o 5V estava novamente presente, o que fez com que o LED da fonte acendesse, indicando que a linha de RST estava ok. Com todas as voltagens corretas, com a máquina DESLIGADA, prenda novamente a fonte logica no conector superior e faça o teste. Não existindo defeito no rack, a máquina irá ligar normalmente.
AJUSTANDO O SINAL DE RESET
O RST é um sinal usado para sincronizar todos os circuitos do rack para darem a partida ao mesmo tempo. Sem ele, o rack simplesmente não funciona. Além disso este mesmo circuito funciona como protetor de subtensão. Como falado no começo, se a rede elétrica cai abaixo de um determinado valor (regulável no trim-pot na lateral da placa) a CPU é travada para não danificar seus componentes. Ajustar o sinal de Reset é bastante simples: Gire o trim-pot (aquela rodinha do lado direito da placa) da fonte lógica todo para a esquerda (sentido anti-horario), você verá que o led apagar. Então, lentamente vá girando para a direita (sentido horário) até o led acender. Gire só mais um pouquinho e a regulagem está feita.

PROBLEMAS COM O SINAL DE RESET
Esse defeito eu consertei na Heavy Metal (Rowamet) que usa um sistema de fonte lógica semelhante ao da Taito.
Vez ou outra o RESET dela simplesmente não armava ou morria no meio de um jogo. Conversando com alguns amigos, me deram o toque que às vezes o rele da fonte deixa de funcionar. Então, se a sua fonte possui todas as voltagens corretas e você não conseguiu fazer o ajuste acima, coloque o trim-pot todo para a direita (sentido horário) e com o cabo de uma chave de fenda, dê algumas pancadinhas DE LEVE no rele. Se o LED acender, seu rele já deu o que tinha que dar e precisa ser substituído. Se ainda não funcionar, teste os diodos e os trasistores nessa área.
GAMBIARRA NO RESET
Como todos nós sabemos, gambiarras existem de montão em máquinas Taito e na fonte lógica não é diferente. Esta placa da foto abaixo veio originalmente na minha Titan. Reproduzi o esquema para quem quiser testar. Eu já adianto que funciona, mas o seu uso não é recomendado, justamente porque "mata" o circuito protetor falado acima. 

Uma gambiarra pior ainda seria simplesmente fazer uma ponte entre o RST e o /RST. Na prática é isso que o rele faz quando o circuito de proteção está funcionando corretamente. Novamente digo que não recomendo este tipo de ligação.
CONCLUINDO
Uma ultima observação: Diodos, capacitores eletrolíticos, transistores e os reguladores de voltagem têm polaridade certa para serem ligados. Observe atentamente como estavam ligados estes componentes antes de removê-los da placa.

1 Comentario "MANUTENÇÃO DA FONTE LÓGICA TAITO"