CRIANDO UM HUB USB COM CARTUCHO DE SNES

 Venho trabalhando no desenvolvimento de reutilização de peças de vídeo games e acessórios. Tempos de reciclagem é assim mesmo. Lembram do Case Cartucho que fiz para um pen drive? Pois é, depois daquele protótipo já tive mais duas experiencias bem sucedidas, e aqui está a primeira. Vou dar (no bom sentido) o passo a passo de como construir seu próprio HUB USB com CASE de Cartucho SNES.

Vamos lá?
PASSO 1 - Vá em uma loja de suprimentos de informática e peça um hub usb de 4 portas, de preferencia com a disposição em fila. O preço médio é de R$ 15 dilmas. Claro, partindo do pré suposto que você ainda não possua um, o que reduzirá ainda mais o custo de produção. Abra-o e retire o circuito. Deixe-o separado pois logo vamos usa-lo. (não reparem no paninho cheio de coraçãozinho não. foi o único que encontrei para trabalhar como forro na minha mesa do laboratório, rsrrs)

Circuito do hub USB 4 portas.

PASSO 2 - Selecione no seu "cemitério" alguma cartucho que não sirva mais. Queimado mesmo. Morto. Ele será a base de tudo. Abra-o e descarte o circuito danificado. Separa a parte da frente. Vamos trabalhar com a parte traseira por enquanto. Depois, tire a medida do circuito do hub e com uma lamina de estilete, de preferencia, corte o plastico que serve de sustentação e apoio para o encaixe do chip do cartucho.
Existem também a possibilidade de que com a ponta de uma faquinha de cozinha aquecida, pressione nas marcações que você fez até próximo a base da tampa, aí depois é só forçar um pouquinho para o lado que o plástico vai se quebrar quase que na base. Aí é só terminar de desbastar tudo com a lâmina de estilete e a lixa.  Lembre-se também de retirar o pino, aquele ali no meio da tampa, como mostra a imagem abaixo.

Raspagem do plastico da tampa do cartucho.
PASSO 3 - Depois de feito isso, é hora de fixar a plaquinha do hub na base do cartucho. Faça o teste de encaixe. Caso não encaixe de maneira confortável, retire os excessos até que a plaquinha esteja acomodada de maneira satisfatória, como mostra a imagem abaixo.
Teste de encaixe da plaquinha do hub. Aqui ficou perfeito.
PASSO 4 - Agora que já está tudo encaixando direito, precisamos encontrar uma maneira de fixar a plaquinha do hub a base o cartucho. A melhor maneira que encontrei para essa finalidade foi o uso de "cola quente", daquelas pistolas mesmo. Pode usar bastante nas bordas, sem problemas.
Fixação da plaquinha. Usei cola quente.
PASSO 5 - Depois da fixação da plaquinha, é hora de adequar o chicote do hub. Com ferro de solda quente ou com o estilete, fala uma pequena cava na lateral ou em outro lugar que você achar melhor a posição do chicote e instale-o. Lembre-se de deixar o cabo abaixo da borda do case, pois se isso não ocorrer, pode não conseguir encaixar a tampa da frete do cartucho. Olhe só como deve ser na figura abaixo.

Colocação do chicote no case.
PASSO 6 - É hora de fechar o cartucho. Veja se não há saliências nas borda que atrapalhem o fechamento.  Depois é só colocar os parafusos para fechar. Está quase pronto.
Só falta parafusar.
Lembre-se de colocar parafusos compatíveis. Parafusos muito grandes certamente danificarão o case e comprometerão o fechamento correto. Já parafusos muito pequenos não fecharão o case.

PASSO 7 - Ligue seu micro e faça o teste. Geralmente esses hub's vem com led indicador. Assim como na foto. Ligou o led, significa que está tudo bem.
Teste.
PASSO 8 - Está tudo certo. O case está fechado e parafusado, tudo funcionando. Agora falta "pentear a noiva", o acabamento. Cartucho que se preze tem o seu label, não é mesmo. Escolha um de sua preferencia com as seguintes medidas: 4,5 cm de altura e 8,4 de largura, isso ára esse modelo de cartucho que estou usando aqui. Se for japonês, as medidas são: 3,7 por 10,4. Procure uma impressora de boa qualidade de resolução. O resultado final será esse aqui:
Resultado final

0 Comentario "CRIANDO UM HUB USB COM CARTUCHO DE SNES"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial