Sega MarkIII ao Aadaptador de Cartucho Megadrive / Genesis

wwwww

Introdução

Quando eu estava projetando a minha SMS (não-japonês) ao adaptador de cartucho Megadrive / Genesis , eu aprendi que a versão japonesa deste console usado um conector diferente (44 pinos em vez de 50). Então eu decidi também projetar um adaptador para cartuchos japoneses. Os esquemas para este novo adaptador são apresentados aqui. Especificações:

  • Suporta Sega MarkIII / cartuchos Master System japonês.
  • Testado em II (sistemas norte-americanos e japoneses) Mega Drive I e.
  • arquivos .stl disponíveis para imprimir o seu próprio gabinete.
  • Não é compatível com Gênesis 3
Aqui estão algumas fotos da placa resultante:

Frente

Frente

Costas

Costas

Japonês Phantasy Star

Japonês Phantasy Star

Com gabinete v1

Com gabinete v1


























Uso

ア リ サ は い き て い ま す よ. <br> Alisa está vivo.  O adaptador também!

ア リサはいきていますよ. 
Alisa está vivo. O adaptador também!

Na maioria das vezes, a instalação do adaptador (na direcção correcta), a inserção do cartucho e a aplicação de energia é tudo o que é necessário. Mas pode haver alguns problemas, dependendo do jogo: 1) problemas Controlador Alguns jogos não funcionará corretamente usando controladores Megadrive. Uma solução é dominar controladores do sistema em vez disso, ou paraconstruir um adaptador especial .       2) Start-up problemas Quando um jogo de SMS é executado em um console Mega Drive, não há bios para executar antes do jogo. A CPU executa o direito jogo desde o início.            Isto pode ser um problema para os jogos que se baseiam na intialization normalmente realizada pelo BIOS, em particular, que cria o ponteiro de pilha. (Eu aprendi sobre isso graças à referência # 5 )   Uma solução rápida para isso é primeiro jogo SMS de execução que não tem esse problema, desligue o aparelho, insira o jogo não iniciar e reaplicar energia. Agora o jogo deve começar. Isso porque, mesmo após o ciclo de energia, o ponteiro da pilha bits do registro paraíso não desapareceu ainda e ainda estão no último valor utilizado! Fev 2015:  As manipulações acima pode ser evitado através da adição de uma pilha circuito de inicialização ! 

Título controlador de Megadrive (1) Ponteiro de pilha (2)
フ ァ ン タ シ ー ス タ ー (Fantasia Star) Está bem Está bem
星 を さ が し て ... (Hoshi wo sagashite) Está bem não configuração
熱 球 甲子 園 (Nekkyu Koushien) Está bem não configuração
ソ ロ モ ン の 鍵 · 王 女 リ ヒ タ の 涙
 (Solomon não Kagi - Oujo Rihita no Namida)
Está bem não configuração
ス ケ バ ン 刑事 II · 少女 鉄 板 面 伝 説
 (Sukeban keiji - tekkamen shoujo densetsu)
Está bem TBD
ギ ャ ラ ク テ ィ ッ ク プ ロ テ ク タ ー
(Protector Galactic)
N / A (Paddle) Está bem
フ ァ ン タ ジ ー ゾ ー ン II オ パ オ パ の 涙
 (Fantasy Zone II As lágrimas de OPA OPA)
Está bem Está bem
ア レ ッ ク ス キ ッ ド の ミ ラ ク ル ワ ー ル ド
(Alex Kidd não Miracle World)
Está bem
ス ペ ー ス ハ リ ア ー (Harrier Space) Está bem
ア ス ト ロ ウ ォ ー リ ア ー (Astro Warrior) Está bem
グ レ ー ト ボ レ ー ボ ー ル (Grande vôlei) Não. Use
controladores
de SMS.
赤 い 光 弾 ジ リ オ ン (zilhão fotão vermelho) Está bem
ト ラ イ フ ォ ー メ ー シ ョ ン
(Zillion II: O Tri-Formação)
Está bem
あ ん み つ 姫 (hime Anmitsu) Está bem
ア フ タ ー バ ー ナ ー (After Burner) Está bem
孔 雀王 (Kujaku ou / Spellcaster) Está bem
ど き ど き ペ ン ギ ン ラ ン ド 宇宙 大 冒 険
(Penguin Land)
Não. Use
controladores
de SMS.
ザ · キ ャ ッ ス ル (O castelo) Não funciona porque é um jogo de SG-1000. [1]
Gamboy jogo: [2] colunas Super Não funciona.

Por favor, informe se você tentar outros jogos. Eu gostaria de listá-los aqui. 

[1] Jogos compatíveis com o SG-1000 / SC-3000 Sega não são suportados. Somente exclusivos jogos Mark-III (マークIII専用) vai funcionar. [2] O Gamboy é uma versão coreana do Sega Master System. Parece que a maioria dos jogos GamBoy são na verdade jogos de SG-1000. Mas me disseram uma possível exceção é Super Boy 4.


Esquemático

Aqui está o esquema. Eu usei o meu projeto do adaptador anterior como uma base e consultou os mesmos références .

Componentes marcado "NP" : Para este adaptador também, eu coloquei algumas 0 ohm resistores para facilitar a religação dos sinais selecionados, apenas no caso. (No esquema, as resistências maked como "NP" não são para ser normalmente instalado.


Correção

Correção

Errata: Eu cometi um erro na CE (Chip Enable) fiação de sinal. No lado do SMS, ele deve ser ligado ao pino 19 (MREQ) em vez do pino 17. Um pequeno pedaço de fio deve, portanto, ser instalados entre os dois pinos, caso contrário, nada funciona. Essa correção é mostrado em vermelho no esquema e foto à direita.




PCB

Eu projetei e tinha uma PCB construída especificamente para este projeto. Baseando meu adaptador em um cartucho de SMD religado teria tomado muito tempo. Eu mantive altura do baixo PCB como eu não deseja ter o cartucho SMS pendurado demasiado elevado quando utilizar o adaptador. (O cartucho MarkIII já é alto o suficiente!)Aqui está o PCB como foi construído. 

 


Topo

Topo

Inferior

Inferior



. O conector de cartucho MarkIII tem 44 pinos com a "(3,18 milímetros) campo 0,125 A que usei é Edac Inc. p / n: 346-044-520-202 como ele foi concebido para soldar através de buracos, instalá-lo. em uma borda do PCB como eu faço aqui requer dobrar os pinos ..





Gabinete v1

Eu projetei e impresso um invólucro para o adaptador. Aqui está o arquivo STL Se você quiser imprimir um: sms2smd_m3_casing.zip




Fev 2015: eu descobri que o invólucro acima não é utilizável com o Megadrive 1 !.



Gabinete v2

I acontece que o que era um projeto que eu estava satisfeito com na tela acaba sendo um pouco decepcionante na realidade. Este foi o caso com o primeiro compartimento que mostram acima. Após refazer-lo um pouco, aqui está o resultado:




Se você deseja imprimir uma caixa idêntica, aqui está o arquivo STL: sms2smd_m3_casing_v2.zip    fevereiro 2015: I confirmar que esta versão do gabinete funciona sem problema com o Megadrive 1 também. 




Correção controlador

xistem alguns jogos que não funcionam corretamente com o Genesis / Megadrive controladores. Uma solução é a utilização de controladores de SMS, mas é também possível construir esta placa compatibilidade. A ideia é a de manter o sinal de selecção do lado do controlador de alta através de um resistor (100kΩ).



Eu pessoalmente não possui quaisquer jogos onde este adaptador é necessário, então eu não ter construído um. Mas ishiyakazuo que sugeriu esta solução, diz ele funciona muito bem. Há uma lista de jogos que necessitam essa correção no fórum db-eletrônicos: http://db-electronics.freeforums.net/thread/12/genesis-controller-compatibility            a partir de 2014 -10-31, os jogos conhecidos para exigir controladores de SMS ou a correção aqui apresentados foram: 




  • Alien Syndrome
  • Raid Bomber
  • grande Volleyball
  • A vingança de Montezuma
  • Xangai
  • Onde no mundo está Carmen Sandiego?
  • Wonder Boy in Monster Land
Presumo que a versão japonesa daqueles jogos, se disponível, pode apresentar o mesmo problema.





         

Japão-somente jogos

De acordo com a Lista de jogos Master System na Wikipedia, a seguinte são os jogos que não foram publicados fora do Japão. Acho que vai descobrir alguns usando meu adaptador ..


Julgamento Alex Kidd BMX Argos não Juujiken 
アルゴスの十字剣
O Castelo 
ザ·キャッスル
Cômico Gun Joe Máquina Galactic Protector
ギャラクティックプロテクター
Colegial! Kimengumi 
ハイスクール!奇面組
Hoshi wo Sagashite ...
星をさがして...
Loretta não Shouzou metralhadora Joe
Mahjong Sengoku Jidai Megumi Resgate 
め組レスキュー
Nekyuu Kousien
熱球甲子園
pit Pot satélite 7 Solomon não Kagi -
Oujo Rihita no Namida

ソロモンの鍵·王女リヒタの涙
Sports Pad Futebol Sukeban Deka II
スケバン刑事II ·少女鉄板面伝説

Referências

# Ligação Descrição / Comentários
1 http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=6875 SMS à tabela de fiação adaptador de SMD.
2 http://nfggames.com/forum2/index.php?topic=3991.0 Fotos dos internos de um adaptador
 comercial non-Sega chamado
 "Datel Pro mega Master". 
Que nome!
3 http://www.hardwarebook.info/Mega_Drive_Cartridge pinagem cartucho de SMD.
4 http://www.smspower.org/maxim/Documents/Pinouts Fotos e pinagem para um cartucho de SMS.
 
Esta foi de grande utilidade para o duplo
controlo que não cometeu nenhum erro
com a orientação do conector. 
Há também
informações sobre o conector utilizado em
sistemas japoneses, que deve ser útil se
 eu fizer uma versão em japonês deste adaptador.
5 http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=14084 Uma discussão muito interessante que começa
 com informações técnicas sobre o chip
personalizado Sega utiliza em seu próprio
 adaptador (Parece que este chip inicializa a
pilha, necessária para alguns jogos). 
Mais a
diante na discussão, há um esquema
(sega2sms.png) um pouco difícil de seguir,
mas útil, e combinando a tabela de fiação acima
em referência 1








0 Comentario "Sega MarkIII ao Aadaptador de Cartucho Megadrive / Genesis"

Postar um comentário