Introdução
Quando eu
estava projetando a minha SMS
(não-japonês) ao adaptador de cartucho Megadrive /
Genesis , eu
aprendi que a versão japonesa deste console usado um
conector diferente (44 pinos em vez de 50). Então
eu decidi também projetar um adaptador para cartuchos
japoneses. Os
esquemas para este novo adaptador são apresentados aqui. Especificações:
- Suporta Sega MarkIII / cartuchos Master System japonês.
- Testado em II (sistemas norte-americanos e japoneses) Mega Drive I e.
- arquivos .stl disponíveis para imprimir o seu próprio gabinete.
- Não é compatível com Gênesis 3
Uso
Na
maioria das vezes, a instalação do adaptador (na
direcção correcta), a
inserção do cartucho e a
aplicação de energia é tudo o que
é necessário. Mas pode haver alguns
problemas, dependendo do jogo: 1) problemas
Controlador Alguns
jogos não funcionará corretamente usando
controladores Megadrive. Uma
solução é dominar controladores do
sistema em vez disso, ou paraconstruir
um adaptador especial .
2) Start-up problemas Quando
um jogo de SMS é executado em um console Mega Drive,
não há bios para executar antes do jogo. A CPU executa o direito
jogo desde o início.
Isto pode ser um problema
para os jogos que se baseiam na intialization normalmente realizada
pelo BIOS, em particular, que cria o ponteiro de pilha. (Eu aprendi sobre isso
graças à referência
# 5 ) Uma
solução rápida para isso é
primeiro jogo SMS de execução que não
tem esse problema, desligue o aparelho, insira o jogo não
iniciar e reaplicar energia. Agora o jogo deve
começar. Isso porque, mesmo
após o ciclo de energia, o ponteiro da pilha bits do
registro paraíso não desapareceu ainda e ainda
estão no último valor utilizado! Fev 2015: As
manipulações acima pode ser evitado
através da adição de uma pilha circuito
de inicialização !
Por favor, informe se você tentar outros jogos. Eu gostaria de listá-los aqui.
[1] Jogos compatíveis com o SG-1000 / SC-3000 Sega não são suportados. Somente exclusivos jogos Mark-III (マークIII専用) vai funcionar. [2] O Gamboy é uma versão coreana do Sega Master System. Parece que a maioria dos jogos GamBoy são na verdade jogos de SG-1000. Mas me disseram uma possível exceção é Super Boy 4.
Título | controlador de Megadrive (1) | Ponteiro de pilha (2) |
---|---|---|
フ ァ ン タ シ ー ス タ ー (Fantasia Star) | Está bem | Está bem |
星 を さ が し て ... (Hoshi wo sagashite) | Está bem | não configuração |
熱 球 甲子 園 (Nekkyu Koushien) | Está bem | não configuração |
ソ
ロ モ ン の 鍵 · 王 女 リ ヒ タ の 涙 (Solomon não Kagi - Oujo Rihita no Namida) |
Está bem | não configuração |
ス
ケ バ ン 刑事 II · 少女 鉄 板 面 伝 説 (Sukeban keiji - tekkamen shoujo densetsu) |
Está bem | TBD |
ギ
ャ ラ ク テ ィ ッ ク プ ロ テ ク タ ー (Protector Galactic) |
N / A (Paddle) | Está bem |
フ
ァ ン タ ジ ー ゾ ー ン II オ パ オ パ の 涙 (Fantasy Zone II As lágrimas de OPA OPA) |
Está bem | Está bem |
ア
レ ッ ク ス キ ッ ド の ミ ラ ク ル ワ ー ル ド (Alex Kidd não Miracle World) |
Está bem | |
ス ペ ー ス ハ リ ア ー (Harrier Space) | Está bem | |
ア ス ト ロ ウ ォ ー リ ア ー (Astro Warrior) | Está bem | |
グ レ ー ト ボ レ ー ボ ー ル (Grande vôlei) | Não.
Use controladores de SMS. |
|
赤 い 光 弾 ジ リ オ ン (zilhão fotão vermelho) | Está bem | |
ト
ラ イ フ ォ ー メ ー シ ョ ン (Zillion II: O Tri-Formação) |
Está bem | |
あ ん み つ 姫 (hime Anmitsu) | Está bem | |
ア フ タ ー バ ー ナ ー (After Burner) | Está bem | |
孔 雀王 (Kujaku ou / Spellcaster) | Está bem | |
ど
き ど き ペ ン ギ ン ラ ン ド 宇宙 大 冒 険 (Penguin Land) |
Não.
Use controladores de SMS. |
|
ザ · キ ャ ッ ス ル (O castelo) | Não funciona porque é um jogo de SG-1000. [1] | |
Gamboy jogo: [2] colunas Super | Não funciona. |
Por favor, informe se você tentar outros jogos. Eu gostaria de listá-los aqui.
[1] Jogos compatíveis com o SG-1000 / SC-3000 Sega não são suportados. Somente exclusivos jogos Mark-III (マークIII専用) vai funcionar. [2] O Gamboy é uma versão coreana do Sega Master System. Parece que a maioria dos jogos GamBoy são na verdade jogos de SG-1000. Mas me disseram uma possível exceção é Super Boy 4.
Esquemático
Aqui
está o esquema. Eu
usei o meu projeto do adaptador anterior como uma base e consultou os
mesmos références .
Componentes marcado "NP" : Para este adaptador também, eu coloquei algumas 0 ohm resistores para facilitar a religação dos sinais selecionados, apenas no caso. (No esquema, as resistências maked como "NP" não são para ser normalmente instalado.
Errata: Eu cometi um erro na CE (Chip Enable) fiação de sinal. No lado do SMS, ele deve ser ligado ao pino 19 (MREQ) em vez do pino 17. Um pequeno pedaço de fio deve, portanto, ser instalados entre os dois pinos, caso contrário, nada funciona. Essa correção é mostrado em vermelho no esquema e foto à direita.
Componentes marcado "NP" : Para este adaptador também, eu coloquei algumas 0 ohm resistores para facilitar a religação dos sinais selecionados, apenas no caso. (No esquema, as resistências maked como "NP" não são para ser normalmente instalado.
Errata: Eu cometi um erro na CE (Chip Enable) fiação de sinal. No lado do SMS, ele deve ser ligado ao pino 19 (MREQ) em vez do pino 17. Um pequeno pedaço de fio deve, portanto, ser instalados entre os dois pinos, caso contrário, nada funciona. Essa correção é mostrado em vermelho no esquema e foto à direita.
PCB
Eu projetei e tinha uma
PCB construída especificamente para este projeto. Baseando meu adaptador em
um cartucho de SMD religado teria tomado muito tempo. Eu mantive altura do baixo
PCB como eu não deseja ter o cartucho SMS pendurado
demasiado elevado quando utilizar o adaptador. (O cartucho MarkIII
já é alto o suficiente!)Aqui está o PCB
como foi construído.
. O conector de cartucho MarkIII tem 44 pinos com a "(3,18 milímetros) campo 0,125 A que usei é Edac Inc. p / n: 346-044-520-202 como ele foi concebido para soldar através de buracos, instalá-lo. em uma borda do PCB como eu faço aqui requer dobrar os pinos ..
. O conector de cartucho MarkIII tem 44 pinos com a "(3,18 milímetros) campo 0,125 A que usei é Edac Inc. p / n: 346-044-520-202 como ele foi concebido para soldar através de buracos, instalá-lo. em uma borda do PCB como eu faço aqui requer dobrar os pinos ..
Gabinete v1
Eu projetei e
impresso um invólucro para o adaptador. Aqui
está o arquivo STL Se você quiser imprimir um: sms2smd_m3_casing.zip
Fev 2015: eu descobri que o invólucro acima não é utilizável com o Megadrive 1 !.
Fev 2015: eu descobri que o invólucro acima não é utilizável com o Megadrive 1 !.
Gabinete v2
I acontece que o que era
um projeto que eu estava satisfeito com na tela acaba sendo um pouco
decepcionante na realidade. Este foi o caso com o
primeiro compartimento que mostram acima. Após
refazer-lo um pouco, aqui está o resultado:
Se você deseja imprimir uma caixa idêntica, aqui está o arquivo STL: sms2smd_m3_casing_v2.zip fevereiro 2015: I confirmar que esta versão do gabinete funciona sem problema com o Megadrive 1 também.
Se você deseja imprimir uma caixa idêntica, aqui está o arquivo STL: sms2smd_m3_casing_v2.zip fevereiro 2015: I confirmar que esta versão do gabinete funciona sem problema com o Megadrive 1 também.
Correção controlador
xistem alguns jogos que
não funcionam corretamente com o Genesis / Megadrive
controladores. Uma
solução é a
utilização de controladores de SMS, mas
é também possível construir esta placa
compatibilidade. A ideia é a de
manter o sinal de selecção do lado do controlador
de alta através de um resistor (100kΩ).
Eu pessoalmente não possui quaisquer jogos onde este adaptador é necessário, então eu não ter construído um. Mas ishiyakazuo que sugeriu esta solução, diz ele funciona muito bem. Há uma lista de jogos que necessitam essa correção no fórum db-eletrônicos: http://db-electronics.freeforums.net/thread/12/genesis-controller-compatibility a partir de 2014 -10-31, os jogos conhecidos para exigir controladores de SMS ou a correção aqui apresentados foram:
Eu pessoalmente não possui quaisquer jogos onde este adaptador é necessário, então eu não ter construído um. Mas ishiyakazuo que sugeriu esta solução, diz ele funciona muito bem. Há uma lista de jogos que necessitam essa correção no fórum db-eletrônicos: http://db-electronics.freeforums.net/thread/12/genesis-controller-compatibility a partir de 2014 -10-31, os jogos conhecidos para exigir controladores de SMS ou a correção aqui apresentados foram:
- Alien Syndrome
- Raid Bomber
- grande Volleyball
- A vingança de Montezuma
- Xangai
- Onde no mundo está Carmen Sandiego?
- Wonder Boy in Monster Land
Japão-somente jogos
De acordo com a Lista
de jogos Master System na
Wikipedia, a seguinte são os jogos que não foram
publicados fora do Japão. Acho que vai descobrir
alguns usando meu adaptador ..
Julgamento Alex Kidd BMX | Argos
não Juujiken アルゴスの十字剣 |
O
Castelo ザ·キャッスル |
Cômico Gun Joe Máquina | Galactic
Protector ギャラクティックプロテクター |
Colegial! Kimengumi ハイスクール!奇面組 |
Hoshi
wo Sagashite ... 星をさがして... |
Loretta não Shouzou | metralhadora Joe |
Mahjong Sengoku Jidai | Megumi
Resgate め組レスキュー |
Nekyuu
Kousien 熱球甲子園 |
pit Pot | satélite 7 | Solomon
não Kagi - Oujo Rihita no Namida ソロモンの鍵·王女リヒタの涙 |
Sports Pad Futebol | Sukeban
Deka II スケバン刑事II ·少女鉄板面伝説 |
Referências
# | Ligação | Descrição / Comentários |
---|---|---|
1 | http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=6875 | SMS à tabela de fiação adaptador de SMD. |
2 | http://nfggames.com/forum2/index.php?topic=3991.0 | Fotos
dos internos de um adaptador comercial non-Sega chamado "Datel Pro mega Master". Que nome! |
3 | http://www.hardwarebook.info/Mega_Drive_Cartridge | pinagem cartucho de SMD. |
4 | http://www.smspower.org/maxim/Documents/Pinouts | Fotos
e pinagem para um cartucho de SMS. Esta foi de grande utilidade para o duplo controlo que não cometeu nenhum erro com a orientação do conector. Há também informações sobre o conector utilizado em sistemas japoneses, que deve ser útil se eu fizer uma versão em japonês deste adaptador. |
5 | http://www.smspower.org/forums/viewtopic.php?t=14084 | Uma
discussão muito interessante que começa com informações técnicas sobre o chip personalizado Sega utiliza em seu próprio adaptador (Parece que este chip inicializa a pilha, necessária para alguns jogos). Mais a diante na discussão, há um esquema (sega2sms.png) um pouco difícil de seguir, mas útil, e combinando a tabela de fiação acima em referência 1 |